Pular para o conteúdo principal

Operação de Flangear

 A operação de flangear consiste numa típica conformação por flexão. 


Os principais componentes do processo são:
- Matriz (serve como base para o material)
- Punção de flange (responsável por conformar o material)
- Sujeitador (mecanismo que “desce” paralelamente ao punção para que, no momento da atividade, não movimente a peça e a dobra possa ser realizada corretamente)

Durante o processo, há três configurações que devem ser consideradas: a superfície interna, a superficie externa e a linha dos pontos neutros (linha neutra)

A superfície interna da peça sofrerá compressão, a superfície externa sofrerá tração e a linha neutra não sofrerá deformações.

Considerando o limite de proporcionalidade do material, a superfície interna estará dentro deste limite, fazendo com que a peça retorne no sentido que estava antes do processo (spring back) e a superfície externa excederá esse limite, ou seja, ocorrerá uma deformação do tipo plástica.


Determinação da linha neutra:


Onde:
L = comprimento inicial
l = comprimento horizontal após o processo
h = comprimento vertical após o processo
r = raio da superfície interna

Demonstração da linha neutra numa chapa:



Outro ponto a ser considerado é o raio interno mínimo da dobra, ou seja, o menor valor admissível a fim de se evitar uma grande variação da espessura na região que foi dobrada.


 
Onde:
Rmín = raio mínimo 
Al% = alongamento longitudinal da chapa
e = espessura da chapa

Durante o processo de flangear, além da análise com relação à variação da espessura, é fundamental analisar as ações das forças da punção e da base pois, se as forças exercidas forem de um valor acima ou abaixo do esperado, a peça pode sofrer uma enformação, porém há testes que tendem a eliminar esses cenários.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Operações de Estampagem

Quais são as operações de estampagem? Quase todos os processos de estampagem são feitos por  cisalhamento  ou  conformações , com exceções das roscas. As operações de estampagem só são possíveis devido a plasticidade dos materiais, por isso, nem todo material pode ser estampado. Operações de Cisalhamento Corte  = Separar uma certa área da chapa do seu restante, ou seja, exercer uma força que faça com que as moléculas que compõem a microestrutura da chapa se desprendam umas das outras em uma linha reta de fora a fora na largura da mesma, com a intenção de separar a parte que será usada na fabricação da peça do todo da chapa. → → O processo de estampagem sempre contempla um processo de corte, independente do tipo de estampagem, pois a peça sempre será um pedaço da chapa bruta (que geralmente chega na indústria alocada em bobinas), e caso não haja esse corte inicial, na maioria dos casos, após os processos, será necessário retirar retalhos excedentes para fina...

Conceitos de Estampagem

O que é estampagem?           Basicamente, a estampagem é o processo de realizar transformações em uma chapa metálica (repare que o ponto de partida sempre será uma chapa metálica que vem lá do processo de laminação, geralmente a frio, encruadas ou já recozidas, essas últimas oferecendo uma ductilidade maior, facilitando o seu processo de estampagem, mas tudo dependerá das características que se desejam obter do produto final).           Essas transformações serão feitas a partir de uma ferramenta de molde conhecida como estampo, que, com o auxílio da força de uma prensa ou de uma dobradeira, dará forma à chapa. É papel do projetista de estampo projetar essas ferramentas e definir  a capacidade da prensa.  Esse profissional é quem vai trabalhar para que a fabricação do produto pelo processo de estampagem seja feita de forma correta: com qualidade e em larga escala, projetando uma ferramenta que aguente a produção da q...

O Processo de Estampagem - visão geral e conceitos básicos

O processo de estampagem nos dias atuais é extremamente automatizado com controle de várias variáveis como o tempo de avanço das chapas que passam na máquina de estampo, a pressão empregada para que seja feito o estampo com controle pneumático, eletropneumático e eletro-hidráulico das prensas, e muitas outras coisas. Isso passou a garantir uma precisão muito maior do que se tinha há 50 ou 60 anos atrás. Neste post, tem a finalidade de passar uma visão geral sobre como são realizados as operações e estampagem, mostrando os sistemas que o processo de estampagem pode obedecer.           A ferramenta de molde, conhecida como estampo, citada no post de introdução "Conceitos de Estampagem", é nada mais do que um conjunto de matrizes superior e inferior, sendo a superior geralmente chamada de punção. O encaixe desse conjunto é o que irá conferir o formato desejado à peça.           A máquina de estampo será usada para conceder a força...