O que é estampagem?
Basicamente, a estampagem é o processo de realizar transformações em uma chapa metálica (repare que o ponto de partida sempre será uma chapa metálica que vem lá do processo de laminação, geralmente a frio, encruadas ou já recozidas, essas últimas oferecendo uma ductilidade maior, facilitando o seu processo de estampagem, mas tudo dependerá das características que se desejam obter do produto final).
Essas transformações serão feitas a partir de uma ferramenta de molde conhecida como estampo, que, com o auxílio da força de uma prensa ou de uma dobradeira, dará forma à chapa. É papel do projetista de estampo projetar essas ferramentas e definir a capacidade da prensa. Esse profissional é quem vai trabalhar para que a fabricação do produto pelo processo de estampagem seja feita de forma correta: com qualidade e em larga escala, projetando uma ferramenta que aguente a produção da quantidade necessária especificada pelo cliente sem se fraturar ou perder características dimensionais, o que, caso ocorra, acarretará em um produto final defeituoso e na necessidade da fabricação de outra ferramenta, aumentando os custos de produção. Os materiais mais comuns de serem estampados são os aços em suas diferentes ligas; o aço inox; o cobre, o latão (que é o que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos) e o alumínio em suas ligas alumínio-manganês e alumínio-magnésio.
Para garantir um bom estampo, é necessário observar algumas características da chapa: como a sua composição química, que deve ser controlada no processo de fabricação do metal, pois, por exemplo, a falta da distribuição uniforme dos elementos químicos ao longo da superfície da chapa resultará em uma estampagem irregular, pois o comportamento do material será diferente ponto a ponto; atrelado a isso, há a necessidade da observação da qualidade da superfície da chapa, que influenciará na qualidade e no acabamento da peça final. Outra característica a ser observada são as propriedades mecânicas do material, propriedades como dureza e resistência à tração são muito importantes no processo de estampagem. Por fim, vale lembrar, também das propriedades dimensionais da chapa a ser estampada, pois dependendo da largura que a chapa chega na indústria de estampagem, ela poderá ser melhor aproveitada, caso haja a possibilidade de melhor distribuição das peças na chapa resultando em menos retalhos descarados.
A estampagem está presente na nossa vida cotidiana!😀
- Em utensílios como dobradiças para as portas e talheres 🔪.
- Na chamada linha branca, ou seja, em eletroeletrônicos como peças que compõem a carcaça de geladeiras, fogões, micro-ondas etc.
- Na informática: nas chapas que compõem a estrutura do gabinete de um computador 💻, por exemplo.
- Na linha automobilística 🚗, na linha duas rodas 🏍️ e até em ônibus 🚌 e caminhões 🚚. Nos chamados itens de aspecto, ou seja, na lataria: capôs e portas, para-lamas, tanques de combustível; nos itens estruturais, como colunas, assoalhos...; e até nos itens elétricos e eletrônicos dos automóveis.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir