Pular para o conteúdo principal

Conceitos de Estampagem

O que é estampagem?

        Basicamente, a estampagem é o processo de realizar transformações em uma chapa metálica (repare que o ponto de partida sempre será uma chapa metálica que vem lá do processo de laminação, geralmente a frio, encruadas ou já recozidas, essas últimas oferecendo uma ductilidade maior, facilitando o seu processo de estampagem, mas tudo dependerá das características que se desejam obter do produto final).

        Essas transformações serão feitas a partir de uma ferramenta de molde conhecida como estampo, que, com o auxílio da força de uma prensa ou de uma dobradeira, dará forma à chapa. É papel do projetista de estampo projetar essas ferramentas e definir a capacidade da prensa. Esse profissional é quem vai trabalhar para que a fabricação do produto pelo processo de estampagem seja feita de forma correta: com qualidade e em larga escala, projetando uma ferramenta que aguente a produção da quantidade necessária especificada pelo cliente sem se fraturar ou perder características dimensionais, o que, caso ocorra, acarretará em um produto final defeituoso e na necessidade da fabricação de outra ferramenta, aumentando os custos de produção.

        Os materiais mais comuns de serem estampados são os aços em suas diferentes ligas; o aço inox; o cobre, o latão (que é o que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos) e o alumínio em suas ligas alumínio-manganês e alumínio-magnésio.

        Para garantir um bom estampo, é necessário observar algumas características da chapa: como a sua composição química, que deve ser controlada no processo de fabricação do metal, pois, por exemplo, a falta da distribuição uniforme dos elementos químicos ao longo da superfície da chapa resultará em uma estampagem irregular, pois o comportamento do material será diferente ponto a ponto; atrelado a isso, há a necessidade da observação da qualidade da superfície da chapa, que influenciará na qualidade e no acabamento da peça final. Outra característica a ser observada são as propriedades mecânicas do material, propriedades como dureza e resistência à tração são muito importantes no processo de estampagem. Por fim, vale lembrar, também das propriedades dimensionais da chapa a ser estampada, pois dependendo da largura que a chapa chega na indústria de estampagem, ela poderá ser melhor aproveitada, caso haja a possibilidade de melhor distribuição das peças na chapa resultando em menos retalhos descarados.

A estampagem está presente na nossa vida cotidiana!😀

  • Em utensílios como dobradiças para as portas e talheres 🔪.
  • Na chamada linha branca, ou seja, em eletroeletrônicos como peças que compõem a carcaça de geladeiras, fogões, micro-ondas etc.
  • Na informática: nas chapas que compõem a estrutura do gabinete de um computador 💻, por exemplo.
  • Na linha automobilística 🚗, na linha duas rodas 🏍️ e até em ônibus 🚌 e caminhões 🚚Nos chamados itens de aspecto, ou seja, na lataria: capôs e portas, para-lamas, tanques de combustível; nos itens estruturais, como colunas, assoalhos...; e até nos itens elétricos e eletrônicos dos automóveis.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Operações de Estampagem

Quais são as operações de estampagem? Quase todos os processos de estampagem são feitos por  cisalhamento  ou  conformações , com exceções das roscas. As operações de estampagem só são possíveis devido a plasticidade dos materiais, por isso, nem todo material pode ser estampado. Operações de Cisalhamento Corte  = Separar uma certa área da chapa do seu restante, ou seja, exercer uma força que faça com que as moléculas que compõem a microestrutura da chapa se desprendam umas das outras em uma linha reta de fora a fora na largura da mesma, com a intenção de separar a parte que será usada na fabricação da peça do todo da chapa. → → O processo de estampagem sempre contempla um processo de corte, independente do tipo de estampagem, pois a peça sempre será um pedaço da chapa bruta (que geralmente chega na indústria alocada em bobinas), e caso não haja esse corte inicial, na maioria dos casos, após os processos, será necessário retirar retalhos excedentes para fina...

O Processo de Estampagem - visão geral e conceitos básicos

O processo de estampagem nos dias atuais é extremamente automatizado com controle de várias variáveis como o tempo de avanço das chapas que passam na máquina de estampo, a pressão empregada para que seja feito o estampo com controle pneumático, eletropneumático e eletro-hidráulico das prensas, e muitas outras coisas. Isso passou a garantir uma precisão muito maior do que se tinha há 50 ou 60 anos atrás. Neste post, tem a finalidade de passar uma visão geral sobre como são realizados as operações e estampagem, mostrando os sistemas que o processo de estampagem pode obedecer.           A ferramenta de molde, conhecida como estampo, citada no post de introdução "Conceitos de Estampagem", é nada mais do que um conjunto de matrizes superior e inferior, sendo a superior geralmente chamada de punção. O encaixe desse conjunto é o que irá conferir o formato desejado à peça.           A máquina de estampo será usada para conceder a força...