Pular para o conteúdo principal

Máquinas e Ferramentas de Estampagem

Quais e como são as Máquinas e as Ferramentas usadas na Estampagem? 

Isto você descobrirá neste post!

Dando sequência ao post "O Processo de Estampagem - visão geral e conceitos básicos", neste post, trataremos das especificações das ferramentas e das máquinas usadas para cada grupo de operações de estampagem.

Vamos lá?


Começando pelas...

Ferramentas de Corte

        Conhecidas como estampos de corte, essas ferramentas são constituídas basicamente de uma ferramenta ou punção de corte e uma matriz de corte, em que na grande maioria dos casos, o punção se localiza na parte de cima, no chamado martelo da prensa (que é o que aplicará a força); a matriz na parte de baixo, ou mesa da prensa (que é fixa); e a chapa sobre a matriz. A força é aplicada em um golpe realizado pelo punção sobre a chapa com o auxílio da força da pensa, com isso, o punção prensa a chapa sobre a matriz, realizando o corte. O formato do corte dependerá do formato do conjunto punção-matriz. Para não permitir que a chapa se mova durante o processo de corte, há uma guia que trava as extremidades da chapa na matriz, limitando o seu movimento, e assim, deixando o corte mais preciso.

Figura 1 - Ferramenta de corte


Fonte: CTISM, adaptado de Filho, 1991, p. 135
  • Um parâmetro de observação extremamente importante na etapa de projeto de ferramenta, realizado pelo projetista de estampo, é a folga que se deve ter entre o punção e a matriz, que será determinada tanto pela espessura da chapa quanto pelo material da mesma. Com o uso, as ferramentas de corte vão perdendo o seu fio de corte e assim, começam a gerar peças com contornos mal acabados e com rebarbas, nesses casos, há a necessidade de retificar as ferramentas para que adquiram um fio de corte íntegro novamente.


A máquina mais utilizada no corte é a prensa excêntrica, que trabalha com movimento rotativo contínuo e por isso é bem rápida (e, consequentemente, bastante produtiva) e consegue aplicar golpes bem fortes na chapa para cortá-la.

Figuras 2 e 3 - Fotos de prensas excêntricas de médio e grande porte, respectivamente
   
Fontes: https://www.projudleiloes.com.br/lote/prensa-excentrica-40-ton-jundiai/211/ e https://www.revistaferramental.com.br/maquina/214/

Vídeo 1 - Vídeo de prensa excêntrica de pequeno porte em funcionamento:
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=FwQfMyNyWjY

As ferramentas de corte são usadas nos processos de estampo por cisalhamento.

Ferramentas de Dobramento

        Conhecidas também como estampos de dobramento, são nessas ferramentas que serão realizadas as fases de conformação geral da peça. As ferramentas de dobramento também são compostas por um punção, chamado, neste caso, de macho, onde será aplicada a força para dobrar a chapa e uma matriz, chamada de fêmea, onde a peça será pressionada para adquirir a forma desejada. É no encaixe deles que será feita a dobra da chapa. Nas máquinas de dobramento é comum vermos a presença, também, de um sujeitador, que é o que segurará a chapa, não deixando que ela se mova na hora da estampagem.

Figura 4 - Ferramenta de dobramento na prensa excêntrica e na prensa viradeira (ou dobradeira), respectivamente


Fonte: CTISM, adaptado de Filho, 1991, p. 137

As máquinas usadas nesse processo podem ser tanto prensas excêntricas como prensas viradeiras ou também chamadas de dobradeiras.

Figura 5 - Prensa Viradeira


Fonte: https://www.aguiar.ind.br/prensa-viradeira-chapas#group1-1

Vídeo 2 - Prensa Viradeira de grande porte em funcionamento:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=hn7dhardK58

Ferramentas de Estampagem Profunda

        A Estampagem Profunda, conhecida, também, como Embutimento, é realizada com o uso de um punção e de uma matriz também, no qual, a matriz é fixa no suporte da matriz presa na mesa da prensa e o punção estará fixo no porta punção, conectado à parte móvel da prensa, que exercerá a força sobre a chapa. Assim como os outros, esse processo geralmente é realizado com o uso de uma ferramenta que limita o movimento da chapa durante o processo, neste caso o sujeitador ou prensa-chapas prenderá a chapa pela parte externa à superfície que se deseja embutir para que ela não seja esmagada para dentro da cavidade da matriz ou se enrugue ao invés de se conformar ao molde corretamente.

Figura 6 - Ferramenta de estampagem profunda de um copo

Fonte: CTISM, adaptado de Filho, 1991, p. 138

As máquinas usadas nesse processo de estampagem profunda são as prensas excêntricas para peças com embutimentos menos profundos e a prensa hidráulica, que apesar de ser mais lenta, proporciona maior força, necessária para peças que demandam embutimentos mais profundos.

Figura 7 - Prensa Hidráulica
Fonte: https://www.cimm.com.br/portal/produtos/exibir/34542-prensa-hidraulica-4-colunas

Vídeo 3 - Prensa Hidráulica em funcionamento:

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=iJJCKplhNmY

As ferramentas de Estampagem Profunda, como o próprio nome já indica, são usadas nos processos de Estampagem Profunda ou Embutimento.

Materiais utilizados para a fabricação das ferramentas de estampagem

        Os materiais que vão compor a estrutura das ferramentas usadas para a estampagem são selecionados considerando fatores como: o tipo de operação que se deseja realizar, a temperatura em que será feito o processo, o tamanho de molde que se deseja obter e a natureza do material que será estampado. 

        Os materiais mais utilizados para a fabricação das ferramentas (matriz e punção): as ligas de aço do tipo aço ferramenta, que devem ter uma alta resistência mecânica, a atrito e a abrasão, já que estes estarão em contato constante com a superfície da chapa, atritando com elas e conformando-as por diversas vezes ininterruptamente. É interessante observar que para a obtenção de um ferramental com as características requeridas, estes devem passar por diversos processos de fabricação como recozimento, têmpera, revenimento e ainda no final, em muitas vezes, são feitos pequenos ajustes pela usinagem para que aí sim a ferramenta esteja pronta para o uso. 

        Os demais componentes da máquina como o sujetador, por exemplo, geralmente são feitos de aços baixo e médio carbono, sendo que para os elementos mais requisitados como molas e pinos, são usados os aços-ligas de uso comum na construção mecânica.


Fontes:

  1. FILHO, E. B.; ZAVAGLIA, C. A. C.; BUTTON, S. T.; GOMES E.; NERY, F. A. C. Conformação plástica dos metais. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1991.
  2. FILHO, E. B.; SILVA, I. B.; BATALHA, G. F.; BUTTON, S. T. Conformação plástica dos metais. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 2011.
  3. Conformação Mecânica - Estampagem - YouTube
  4. Aula 2 - Tipos de Prensas | Repuxando - YouTube
  5. _conformacao_mecanica.indb
  6. PROCESSOS DE FABRICAÇÃO (wordpress.com)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Operações de Estampagem

Quais são as operações de estampagem? Quase todos os processos de estampagem são feitos por  cisalhamento  ou  conformações , com exceções das roscas. As operações de estampagem só são possíveis devido a plasticidade dos materiais, por isso, nem todo material pode ser estampado. Operações de Cisalhamento Corte  = Separar uma certa área da chapa do seu restante, ou seja, exercer uma força que faça com que as moléculas que compõem a microestrutura da chapa se desprendam umas das outras em uma linha reta de fora a fora na largura da mesma, com a intenção de separar a parte que será usada na fabricação da peça do todo da chapa. → → O processo de estampagem sempre contempla um processo de corte, independente do tipo de estampagem, pois a peça sempre será um pedaço da chapa bruta (que geralmente chega na indústria alocada em bobinas), e caso não haja esse corte inicial, na maioria dos casos, após os processos, será necessário retirar retalhos excedentes para fina...

Conceitos de Estampagem

O que é estampagem?           Basicamente, a estampagem é o processo de realizar transformações em uma chapa metálica (repare que o ponto de partida sempre será uma chapa metálica que vem lá do processo de laminação, geralmente a frio, encruadas ou já recozidas, essas últimas oferecendo uma ductilidade maior, facilitando o seu processo de estampagem, mas tudo dependerá das características que se desejam obter do produto final).           Essas transformações serão feitas a partir de uma ferramenta de molde conhecida como estampo, que, com o auxílio da força de uma prensa ou de uma dobradeira, dará forma à chapa. É papel do projetista de estampo projetar essas ferramentas e definir  a capacidade da prensa.  Esse profissional é quem vai trabalhar para que a fabricação do produto pelo processo de estampagem seja feita de forma correta: com qualidade e em larga escala, projetando uma ferramenta que aguente a produção da q...

O Processo de Estampagem - visão geral e conceitos básicos

O processo de estampagem nos dias atuais é extremamente automatizado com controle de várias variáveis como o tempo de avanço das chapas que passam na máquina de estampo, a pressão empregada para que seja feito o estampo com controle pneumático, eletropneumático e eletro-hidráulico das prensas, e muitas outras coisas. Isso passou a garantir uma precisão muito maior do que se tinha há 50 ou 60 anos atrás. Neste post, tem a finalidade de passar uma visão geral sobre como são realizados as operações e estampagem, mostrando os sistemas que o processo de estampagem pode obedecer.           A ferramenta de molde, conhecida como estampo, citada no post de introdução "Conceitos de Estampagem", é nada mais do que um conjunto de matrizes superior e inferior, sendo a superior geralmente chamada de punção. O encaixe desse conjunto é o que irá conferir o formato desejado à peça.           A máquina de estampo será usada para conceder a força...